A Estenose Aórtica é uma condição cardíaca congênita que afeta mais frequentemente os meninos e corresponde a cerca de 3% a 6% das cardiopatias congênitas. Ela ocorre quando a válvula aórtica não se abre completamente, dificultando a passagem do sangue do coração para o restante do corpo. Essa dificuldade de passagem de sangue para o corpo causa sinais de baixo debito como cansaço para mamar e dificuldade para ganhar peso. No esforço maior, pode levar à sincope. Ao longo do tempo, sobrecarrega o ventrículo esquerdo e agravar os sintomas.

Quanto mais precoce se apresentar, mais grave é. Essa obstrução pode ocorrer em diferentes níveis: na própria válvula (valvar), abaixo dela (subvalvar) ou acima (supravalvar). Além disso, a estenose pode estar associada a outras condições cardíacas, como a Coarctação de Aorta e a Dilatação da Aorta Ascendente, tornando o acompanhamento médico essencial para um diagnóstico preciso.

O ecocardiograma é o principal exame para identificar essa cardiopatia, podendo ser realizado ainda na gestação. O grau de obstrução influencia os sintomas e a necessidade de tratamento.

Se você tem dúvidas ou quer entender mais sobre as cardiopatias congênitas, acompanhe nossa série “Coração em Foco”. Em breve, trarei mais temas! Tem algum que gostaria de ver? Deixe no meu perfil do Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *