Por fim, chegou a vez de falarmos sobre o cateterismo cardíaco, um exame indicado tanto para diagnóstico quanto para tratamento em determinadas situações. Assim como a angiotomografia, ele é considerado invasivo pela necessidade de realizarmos anestesia em crianças, além da introdução de um cateter venoso até o coração. Desta forma, podemos medir as pressões dentro do órgão e no pulmão. Na sequência, injetamos o contraste, que permite avaliar o fluxo de sangue e a circulação, para, assim, estudarmos sua anatomia.

Através do cateterismo, podemos fazer vários procedimentos terapêuticos como abertura ou fechamento de algumas estruturas, tratar válvulas, entre outros tratamentos. Por ser um exame muito importante e de risco considerável, deve sempre ser realizado em centros especializados e experientes em cardiopatia congênita.

Ficou com alguma dúvida sobre a angiotomografia, o cateterismo ou a ressonância? Não hesite em entrar em contato pelos telefones (11) 4858-8253 ou (11) 9.9486-4334 para marcar uma consulta e entendê-los. Contem sempre comigo! ♥️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *