O Defeito do Septo Atrioventricular (DSAV) é uma condição cardíaca que afeta igualmente meninos e meninas.

Há uma forte relação entre o DSAV e a Síndrome de Down (trissomia do 21), pois cerca de 35% a 45% das pessoas com essa alteração genética apresentam essa malformação no coração.

Esse defeito pode ocorrer isoladamente ou estar acompanhado de outras cardiopatias congênitas, como Tetralogia de Fallot, Transposição das Grandes Artérias e Persistência do Canal Arterial. O diagnóstico é feito por ecocardiograma, sendo possível identificá-lo ainda durante a gestação.

Bebês com DSAV podem apresentar cansaço ao mamar, fazer muitas pausas, suar excessivamente e ter dificuldade para ganhar peso. Além disso, são mais propensos a infecções respiratórias frequentes, como chiado no peito, resfriados e pneumonias recorrentes.

E lembre-se: o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico são essenciais para garantir qualidade de vida aos pequenos!

Se você tem dúvidas ou quer entender mais, acompanhe nossa série “Coração em Foco”. Em breve, trarei mais temas! Tem algum que gostaria de ver? Deixe no meu perfil do Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *